Você pode ter se cansado, mas o vírus não
A compilação de dados das secretarias estaduais de saúde de todo o país revelou que, nas últimas semanas, diversos estados brasileiros relataram aumento de internações e óbitos por Coronavírus. A média móvel nacional de mortes, que estava em queda desde outubro, cresceu 34% se comparada com poucas semanas atrás.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou que o Brasil precisa levar o aumento no número de casos de Covid-19 a sério.
“O Brasil teve seu ápice em julho. O número de casos estava diminuindo, mas em novembro os números voltaram a subir. O Brasil precisa levar muito, muito a sério esses números. É muito, muito preocupante”, disse Tedros.
Pesquisadores americanos encontraram uma ligação direta entre o relaxamento do distanciamento social nos Estados Unidos e a atual explosão de casos de Covid. Eles ouviram quase 140 mil pessoas de abril a novembro, de todos os 50 estados. A conclusão confirmou o que já era perceptível no cotidiano do país. Em Outubro, o que se viu foi o cansaço da população em geral com a pandemia. Foram meses de vida cheia de restrições. E, então, parece que começaram a baixar a guarda.
Não podemos desistir. Nós cansamos do Coronavírus, mas ele não se cansou de nós. E se mostra insistente.
Não permitamos que um ser microscópico vença. Faça sua parte! Use máscara. Neste fim de ano, não participe de celebrações que aglomerem pessoas.
Até que tenhamos uma vacina comprovadamente eficaz e disponível para a população, o distanciamento, o uso de máscara e a higienização continuam sendo nossas principais armas nesta guerra pela saúde.